13.12.16

Resenha - Risco Calculado, Elaine Elesbão.

Autor: Elaine Elesbão
Título: Risco Calculado
Ano: 2015
Páginas: 255
Editora: Tribo das Letras

Quando Valentina completou doze anos, seus pais a entregaram a um padrinho para que ela pudesse receber uma boa educação e desfrutasse de uma vida melhor.
Os anos se passaram e Valentina se transformou em uma bela mulher. O seu padrinho, Hugo, sempre tão atencioso, tornou-se a sua grande paixão e em seus braços ela descobriu o prazer.
A questão é que Hugo Rosenthal, que utiliza o sexo como forma de demonstrar força e superioridade, sente um amor doentio por Valentina e é capaz de qualquer coisa para não perder o domínio que tem sobre ela.
Determinada a conquistar a sua independência e a trilhar o seu próprio caminho, Valentina elabora um arriscado plano e foge, mas sabe que o seu passado não a deixará em paz. Conhece muito bem Hugo e os métodos que ele utiliza para conseguir o que quer e teme que o pior aconteça.
Enquanto Valentina luta para chegar ao seu propósito, conhece Max, um doce e gentil veterinário, e todas as suas certezas são abaladas. Se o sexo para ela já foi jogo, armadilha, dominação, o fundo do poço... Com ele é abrigo, aconchego, paz, plenitude, lar.
Risco Calculado é uma história de amor, de vários tipos de amor, mas é também uma história de ódio. E quando esses dois sentimentos se confundem ou se confrontam tudo pode acontecer...

Valentina ainda uma menina foi separada da família para viver com seu padrinho Hugo. Muito novinha não entendia porque não podia mais brincar com os irmãos e conviver com sua família. Indo morar em uma cidade completamente diferente do pequeno sítio onde cresceu lá ela irá viver com seu "padrinho".

Nessa casa Valentina é tratada como uma princesa, o que encanta a menina que até então carecia de coisas básicas na vida. Recebe estudos, aulas de etiqueta e muito mais para se transformar em uma mocinha fina e da alta sociedade. Tudo isso é incentivado por seu tutor... Mas até que ponto uma criança pode deixar de ser criança? Anos se passam e Valentina começa a perceber que não é nada mais que um enfeite. Um lindo e caro enfeite para ser visto, nunca tocado por ninguém. Ao chegar à maturidade ela se envolve com Hugo, percebam que já não é mais padrinho. Foi inevitável o romance entre eles já que Hugo fazia questão que sua Nina não o visse como um padrinho, mas como um homem. Isolada do mundo e com os hormônios em ebulição foi inevitável que Valentina olhasse para o que estava sendo oferecido bem em sua cara.

Ao se tornar a Senhora Rosenthal, Valentina esperava que sua vida fosse mudar, afinal como uma mulher casada ela poderia sair mais até mesmo se inteirar da vida do marido de uma forma que nunca foi permitido a ela antes. Ledo engano. Tudo continuou igual, proibições e regras a serem seguidas, até mais agora por ser a esposa "prêmio" o troféu do grande Hugo Rosenthal.


Sua vida que já era uma desgraça só não fica pior por poder contar com Dona Teresa a mãezinha que sempre tem um colo para oferecer a ela. Com sua vida sendo controlada ao máximo e sem poder escolher nem mesmo sua roupa Valentina irá lutar, chantagear e implorar por uma mudança. E ela está disposta a suportar tudo isso para ter uma nova vida.

Minhas considerações são:

Eu queria ler esse livro a algum tem já desde que vi a Tribo das Letras anunciando seu lançamento e a própria autora divulgando nas redes sociais. Risco Calculado foi uma miríade de emoções. Muitas das cenas me deram raiva por estar sendo dirigidas a uma pessoa que na verdade era indefesa, não sabia como se defender a não ser sendo o que foi treinada para ser, uma criança, uma grande e estranha criança que mais era tratada como boneca que como gente. Eu não consegui largar o livro passei 2 dias lendo em cada oportunidade que me surgia. O final do livro chegou a ser decepcionante para mim porque acabei por igualar Valentina e Hugo. E não gostei da sensação. Vemos tudo pelos olhos da Valentina passado e presente sendo alternados em cada capítulo o que nos possibilita olhar o que aconteceu e entender as mudanças que encontramos na Valentina.

O livro está muito bem escrito, parabéns a autora pelo primoroso trabalho feito e obrigada a editora pelo envio do livro #amei. Livro muito bom e promete todas as emoções que está na sinopse. Vale muito a pena ser conferido.

Deixo essa dica de leitura hoje para vocês. Espero que gostem 😘.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PÉROLAS LITERÁRIAS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS