13 de dezembro de 2016

Resenha - O Amor nos Tempos do Ouro, Marina Carvalho.

Autor: Marina Carvalho
Título: O Amor nos Tempos do Ouro
Ano: 2016
Páginas: 328
Editora: Globo Alt

Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Não tive ainda a oportunidade de ler nada da escritora Marina Carvalho e quando recebi a mais nova aposta da editora Globo Alt resolvi que remediaria isso o mais rápido possível. Fazia muitos anos que eu não lia um romance histórico. No começo até o meio da leitura de O Amor Nos Tempos do Ouro eu estava meio empacada. Até que consegui deslanchar a leitura e não parei até acabar.

Cécile Lavigne, jovem franco-portuguesa tem sua vida mudada para sempre com a perda de toda sua família em um acidente. Com a perda de sua amada família a única alternativa é ir para o Brasil e viver com seu único parente vivo, irmão de sua mãe. Após uma travessia difícil por mar Cécile enfim desembarca no Brasil deixando para trás sua amada França e toda uma vida que ela amava. Tudo ficará apenas nas lembranças da francesa, assim como sua família perdida. Nem chegou ao Brasil e Cécile já está prometida em casamento a um poderoso se não o mais poderoso dono de terras e de escravos das Minas Gerais, Euclides de Andrade.


Para Cécile chegar ao seu destino em segurança, Fernão um desbravador de territórios é contratado para levá-la até seu destino em Minas Gerais. A expedição até lá não é fácil e é cheia de percalços. Cécile anseia por um milagre que a salve de seu destino eminente e uma vida de sofrimento. Mesmo sentindo repulsa pelo rústico Fernão uma parte dela segue fascinada pelo explorador.

"O verbo afeiçoar não traduz com exatidão minhas emoções em relação àquele homem. Melhor confessar que estou arrebatada, embora esteja a lutar arduamente contra esse sentimento. Fernão é da terra, de espírito livre e aventureiro, fiel a seus princípios, justificável ou não." 

A história se passa no século 18, em Vila Rica que hoje é Ouro Preto em Minas Gerais. A história está tão crível que nós podemos sentir cada cheiro e som daquela época. A autora Marina Carvalho não poupou trabalho e pesquisa para deixar todas as pontas amarradinhas e ainda temos uma excelente lição de história daquela época.

Malikah, Hasan e Akin personagens tão bem desenvolvidos que roubam um pedaço do nosso coração com sua luta por liberdade e uma vida mais digna. Mesmo sendo impossível conseguirem isso eles não esmorecem e lutam por liberdade mesmo que seja conquistada com a fuga. Fuga de uma vida de misérias e sofrimentos certos pelo qual passavam constantemente.

Dois mundos apostos se chocam em O Amor Nos Tempos do Ouro, e veremos que opostos se atraem contra todas as probabilidades. Segredos que estavam bem guardados serão expostos à luz do dia. E em um tempo em que quem manda é o ouro pode um amor nascer e sobreviver? O livro é narrado em terceira pessoa o que nos permite olhar a história por todos os ângulos, o que fez a leitura ficar ainda mais rápida e fluida para mim.

Parabenizo a autora por uma obra tão realista e em cada capítulo podemos sentir todo sentimento que foi empregado durante sua escrita. Parabéns a editora Globo Alt pelo caprichoso trabalho com o livro. Recomendo muito a vocês essa leitura, mesmo não sendo uma fã de romances históricos ouso comentar que esse vai bem além do romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pérolas Literárias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo